30 de outubro de 2007

LETRAS MÓVEIS

Nos primeiros encontros do curso, estávamos discutindo jeitos de falar e jeitos de escrever ( fascículo 6 ). Durante as discussões pensamos em como o trabalho com letras móveis pode ajudar o aluno no processo de alfabetização enquanto domínio do código escrito. Então apresentamos alguns jogos a partir de letras móveis que são usados com nossos alunos.
Esta foi a minha contribuição.




Vejam que legal este brinquedo confeccionado com material reciclável !
Ele é composto de um rolo de papelão ( de papel toalha ou papel alumínio ) que servirá como eixo. E dois rolinhos de papel higiênico cortados ao meio, encapados e com algumas letras. Estes rolinhos deverão girar em torno do eixo de forma que seja possível formar palavras a partir das letras móveis que estão escritas nos rolinhos.
Com este brinquedo a criança poderá formar uma palavra inicial e depois ir formando outras palavras com a mudança de apenas uma letra. Assim ela poderá perceber as diferenças e semelhanças entre palavras; sendo que apenas uma letra trocada, pode mudar o som da sílaba e o sentido e significado da nova palavra.
Faça experiências a partir da mudança da primeira, da segunda, da terceira ou da quarta letra. E verá quantas possibilidades existem num brinquedo tão simples e pequeno.
O jogo que eu criei tem estas sequências de letras:
1º rolinho: B,C,R,M e L.
2º rolinho: A,O,U e E.
3º rolinho: L,T,M e S.
4º rolinho: A,E,O e U.
Não esqueça que é importante pedir aos alunos que leiam e registrem as palavras formadas.
Também dá para pedir que circulem as letras que repetem num conjunto de 3 ou 4 palavras; ou pintem a letra que mudou; escrevam outras palavras a partir desta letra; enfim... o que a sua criatividade permitir e de acordo com as necessidades dos seus alunos.






2 comentários:

BUTTERFLY disse...

olá, achei dez esta estrategia. parabens!!!

Renata Santos disse...

Adorei esta idéia! Vou fazer para meus alunos!
Um abraço!
Renata
www.officinadasideias.blogspot.com